quinta-feira, 27 de março de 2008

Vistam-se



Depois de um dia de trabalho extremamente exaustivo, fui à igreja. Era missa da quinta feira antes da Páscoa. Fui encontrar minha namorada.

Entrei, flexionei meu joelho e me benzi. Notei que algumas pessoas me olhavam de modo diferente do normal. Não sabia, até aquele momento, o que aquelas expressões queriam me dizer. Olhavam como se olha alguém com a braguilha aberta ou a camisa pelo avesso.

Olhei para minha braguilha. Olhei para minha camisa; não estava pelo avesso, mas bem que eles queriam que estivesse.

Um ponto de exclamação em forma de camisinha tomava meu peito; lia-se em letras garrafais um Vista-se, logo abaixo. Era isso!

Trabalho no Programa de DST/ AIDS da Secretaria de Saúde do município onde moro. Essa roupa funciona como um uniforme não obrigatório. Gosto dela. Sinto-me bem vestindo ela. Nem reparei o que estava usando, para falar a verdade.

Já que estava lá, continuei. Sentei ao lado de minha namorada, participei da missa, tudo como manda o figurino. Entrei na fila da comunhão, comunguei, fui novamente para o assento.

Um homem destranbelhadamente destacou-se da fila onde segundos antes eu estava. Como um polvo epiléptico, sacudindo o dedo, ora em minha direção ora em outra qualquer, visivelmente furioso, olhos esbugalhados, pupilas dilatadas, gritando em falsete:

- Você deveria ter vergonha de comungar com esta camisa!

Cheio de meu cinismo habitual, olhei para ele com um ar de Mona Lisa e segui meu caminho.

Pensei depois seriamente no que ele argumentou (tsc). Refleti sobre o ocorrido. Ri.

Que babaca!

Fiquei imaginando se eu fosse outra pessoa. A crise de fé que o boçal poderia ter provocado com aquela agressão (agressão sim!). Ou então, se eu resolvesse bater boca - como ele estava doido para fazer - para defender minhas convicções, provavelmente acabaria com a celebração de pelo menos uma dúzia de pessoas que estivesse à nossa volta.

Então, meus amigos, usem sim camisinha. Usem mesmo! Protejam a saúde de vocês e dos seus companheiros. Sejam responsáveis com a sexualidade. O HIV está se espalhando e dificultando o viver de muita gente. Levando ainda muitas vidas, apesar dos avanços nos tratamentos. Isso, fora as demais doenças que podem ser transmitidas sexualmente.

Usem camisinha, não oprimam sua afetividade e sexualidade (isso seria um desserviço à conscientização) e sejam felizes!

Um comentário:

Felipe Maretta disse...

Denis,
O que vc presenciou foi a atitude de uma pessoa que está dentro da igreja, mas não é educado conforme sua religião.
A situação era pra exclarecimento e não para desaprovação, afinal a Igreja é publica e qualquer pessoa pode entrar e fazer suas orações, mas comungar significa que vc deveria tbm comungar dos pensares desta religião...
A o que estou me referindo?
A Igreja católica é contra a camisinha pelo simples fato de que ela simboliza também a promiscuidade, e para uma instituição como a Igraja Católica, fica difícil apoiar um determinado simbolo apenas por um significado... pra você ter uma idéia, se a igreja apoia a camisinha(concordo com sua eficácia contra DST, HIV além de ser um dos mais seguros contraceptivos) ela tbm apoiaria a promiscuidade que é a real causa desses problemas que vc citou no artigo.
Isso não quer dizer que se possa ter uma reflexão consciente do assunto, porém, as religiões hoje em dia são fundamentalistas demais.
Eu sou católico, mas uso camisinha e concordo com os benefícios que ela trás(no meu caso contraceptivo) porém também entendo o posicionamento da Igreja a este fato, portanto não abono este nem aquele, só acato como diretriz e aplico conscientemente em minha vida.
Não fique chateado com a atitude e continue com seu trabalho que mais salva do que prejudica os outros!!
Parabens meu amigo(desculpe só ter visto seu blog hj!!)